domingo, 15 de setembro de 2013

Começo oficial da campanha...




... e as candidaturas estão na rua. Apresentados os candidatos e todas as caras que compõem as listas, fica-se na expectativa de saber mais. Todos sabemos que, nos dias de hoje, só caras não bastam. São necessários currículos e sobretudo programas, objectivos, metas que uns e outros se propõem alcançar. Em relação a isso o nosso projecto está mais uma vez a fazer diferente. Um dos primeiros panfletos que veio para a rua, definia já, e ainda antes de as listas estarem completas com as caras que dariam corpo a esta ideia, os objectivos que o projecto Grândola Melhor definiu com prioritários. Estávamos ainda numa altura muito precoce, longe do inicio da campanha. Pretendia-se nessa altura que a população pensasse o nosso projecto como um projecto sério e de interesse municipal, longe dos jogos partidários e dos "cozinhados" tantas vezes prometidos.




Eram e são ainda, estes os principais objectivos definidos:

  •  Gerir com rigor e transparência os recursos obtidos, de forma a que sejam aplicados com visibilidades, em acções de maior utilidade para os munícipes.
  •  Utilizar sistemas de motivação adequados, que valorizem e incentivem quem trabalha, de forma a dignificar os trabalhadores do Município e os serviços por eles prestados.
  • Criar a figura do Provedor do Munícipe
  • Trabalhar muito perto dos Presidentes de Junta, independentemente do Partido ou Movimento pelo qual venham a ser eleitos. Fazer com que eles sejam, também, um dos principais parceiros locais, na ajuda ao desenvolvimento global ao nosso Concelho.
  • Projectar e implementar um pólo industrial, comercial e logístico, em local de ampla visibilidade, de fácil acesso; colado ou perto das principais vias de comunicação criando, assim, condições para a trair empresários que direccionem a s suas opções de investimento para a nossa região
  • Em conjunto com os investidores do Litoral, promover acções que venham a dinamizar e desenvolver, de forma sustentada, toda a nossa frente atlântica, as suas praias, alojamento, gastronomia, entretenimento e actividades desportivas, entre outras.
  • Numa conjuntura económica difícil e sem soluções rápidas à vista, é naturalmente prioritário implementar meios de auxilio às famílias, às micro e pequenas empresas que compõem o nosso tecido empresarial, contribuindo desta forma para assegurar uma melhor estabilidade das familias e da sociedade em geral.
  •  Estudar e implementar planos estratégicos, com o fim de dinamizar o comercio local, a restauração e o turismo do interior.
  • Analisar, de forma ponderada, a possibilidade de se poder efectuar uma redução da carga fiscal actualmente suportada pelos munícipes e pelas empresas.
  • Ter um papel activo e presença efectiva na area social. dar especial atenção aos idosos, através de medidas que possam minimizar os impactos motivados pela solidão, falta de recursos financeiros e dedicar-lhes cuidados de saúde, higiene, alimentação e outros considerados necessários, em total coordenação e colaboração com as instituições existentes, não esquecendo de forma alguma, também, os cidadãos portadores de deficiência.
  • Restabelecer, encontrar, criar soluções e condições, para que o sistema e serviço de saúde se torne verdadeiramente operacional e eficaz, nos cuidados a prestar à população. 
  • Apostar claramente na formação dos jovens, promovendo um ensino de excelência, através da interacção entre a Câmara, pais , professores e alunos.  
  • Promover boas e salutares práticas à juventude, apoiando, de forma equilibrada e correcta, todas as actividades lúdicas que componham a acção desportiva, musical e social.
  • Promover uma maior e mais activa participação dos cidadãos na gestão das causas públicas, de forma a que todos nós possamos sentir que somos parte integrante no crescimento de um projecto colectivo como este, que possa vir a beneficiar todos sem excepção. 



Foi no 1º trimestre deste ano. Eram estas as metas definidas como prioritárias. E é neste caminho que seguimos, desde então, tentando demonstrar que de forma séria e ponderada, se pode fazer um trabalho diferente e melhor, para que todos façamos parte de uma Grândola Melhor.